V Edição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP - Identidades Lusófonas
5 e 6 maio 2015, Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Loránd, edifício Gólyavár e Aula Magna / Budapeste, Hungria
Cartazes: Nuno Azelpds Almeida
|
Em estreita cooperação com as Embaixadas de Angola e do Brasil em Budapeste, a Embaixada de Portugal na Hungria e o Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Budapeste organizam dois dias de conferências, debates e programas culturais, como forma de assinalar o Dia da Língua Portuguesa e Cultura da CPLP e desse modo celebrar as múltiplas identidades do espaço lusófono.
Iniciado em 2011, este acontecimento anual constitui a principal manifestação e promoção da língua portuguesa no espaço da Universidade ELTE, cujo Departamento de Português acolhe o Centro de Língua Portuguesa. À imagem das edições anteriores, cada um dos três países contribui com as suas iniciativas para o programa conjunto do evento, sendo que este ano o tema unificador será "Identidades Lusófonas". Este ano, a participação da Embaixada de Portugal e do CLP de Budapeste terá como ponto fulcral a "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto, obra cuja primeira edição celebrou recentemente o seu 400º aniversário e que mereceu recentemente tradução húngara de certos capítulos ainda não vertidos para o idioma magiar. Em torno deste incontornável documento da aventura portuguesa no Oriente, intervirão os professores István Rákoczi (ELTE, Budapeste), Luís Carlos Amaral (Universidade do Porto) e Jorge Santos Alves (Universidade Católica Portuguesa), bem como a mestranda do Departamento Português Réka Dorcsák. Além das participações angolana e brasileira, haverá ainda lugar à inauguração de exposições artísticas dos três países no espaço da Faculdade de Letras, com destaque para a mostra "Hungria: uma visão poética", do artista e fotógrafo português Nuno 'Azelpds' Almeida. As comemorações de mais um Dia da Língua Portuguesa encerrarão com a leitura de contos de Angola, Brasil e Portugal. À tradição oral angolana e à prosa virtuosa de João Guimarães Rosa, juntar-se-ão leituras de Os Passos em Volta de Herberto Helder, numa merecida homenagem ao poeta português recentemente desaparecido.
5 DE MAIO 2015
Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), Gólyavár (1088 Budapest, Múzeum körút 4) 10:00 – 10:45 – Abertura Oficial: Presidente da Mesa: Prof. Dr. István Rákóczi (Diretor do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade ELTE) Palavras de saudação:
ELTE 10:45 – 11:00 – Coffee break 11:00 – 13:00 - I Sessão de conferências (Angola) Presidente da Mesa: Dr. Manuel Tchimbwembwe Severino (Leitor de Angola na Universidade ELTE)
13:00 – 15:00 – Pausa para almoço 15:00 – 17:00 – II Sessão de conferências (Brasil) Presidente da Mesa: Prof. Dr.a Daniela Neves (Leitora do Brasil na Universidade ELTE)
17:00 – Inauguração de exposições artísticas:
6 DE MAIO 2015
Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), Aula Magna (1088 Budapest, Múzeum körút 4, Edifício A) 10:00 – 12:00 - III Sessão de conferências (Portugal) Presidente da Mesa: Prof. Dr. João Miguel Henriques (Leitor de Portugal na Universidade ELTE e Diretor do Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Budapeste)
12:00 – 12:10 – Refreshment break 12:10 – 13:10 – Mesa de Tradutores: traduções de Língua Portuguesa na Hungria Presidente da Mesa: Prof. Dr. Ferenc Pál (ELTE, Budapeste)
13:10 – 15:10 – Pausa para almoço 15:10 – 17:00 – Contos da Lusofonia
17:00 – 17:45 - Sarau cultural: poesia e música
17:45 – 18:00 – Sessão de encerramento |
Fotografias