Luís Quintais em Budapeste
26 e 27 de setembro 2016, Biblioteca Nacional das Línguas Estrangeiras e ELTE BTK / Budapeste, Hungria
Terminado o prazo de candidatura ao concurso de tradução organizado pela Biblioteca Nacional das Línguas Estrangeiras (OIK), com o apoio e colaboração do Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P., o poeta Luís Quintais desloca-se em setembro a Budapeste para dois dias de eventos e intervenções públicas.
No dia 26, segunda-feira, pelas 17:00, Luís Quintais estará na OIK para a sessão solene de entrega dos prémios às melhores traduções húngaras do seu poema "Azagaia, árvore, sombra", escolhidas por um júri especializado de entre 35 candidaturas. No dia seguinte, o Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. e o Departamento de Português da Universidade Eötvös Loránd convidam Luís Quintais para um encontro com os estudantes e demais comunidade académica. A sessão está agendada para as 12:00 na Biblioteca do Centro de Língua Portuguesa e o poeta falará sobre alguns aspetos da sua obra. A Biblioteca Nacional das Línguas Estrangeiras (OIK) acaba de lançar o seu anual concurso de tradução, contando este ano com o apoio e colaboração do Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Budapeste. O texto a concurso é o belíssimo poema "Azagaia, árvore, sombra", do poeta português Luís Quintais.
Luís Quintais nasceu em 1968. É poeta, ensaísta, antropólogo e professor junto da Universidade de Coimbra. Publicou onze livros de poesia: A imprecisa melancolia (1995), Lamento (1999), Umbria (1999), Verso antigo (2001), Angst (2002), Duelo (2004), Canto onde (2006), Mais espesso que a água (2008), Riscava a palavra dor no quadro negro (2010), Depois da música (2013), O vidro (2014) e Arrancar penas a um canto de cisne. Poesia 2015-1995 (2015). Como poeta, foi distinguido com os prémios Aula de Poesia de Barcelona, PEN Clube Português, Prémio Fundação Luís Miguel Nava, Prémio Fundação Inês de Castro e Prémio António Ramos Rosa. A sua página pessoal na web pode ser encontrada em: luisquintaisweb.wordpress.com O concurso agora lançado encontra-se aberto até ao dia 20 de agosto, e todas as informações podem ser consultadas aqui. Luís Quintais deslocar-se-á a Budapeste em setembro, a convite do Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P., para a entrega do prémio à tradução vencedora, estando prevista também uma conferência e leitura no Departamento de Português da Universidade ELTE. |