O Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Budapeste
O Centro de Língua Portuguesa (CLP) do Camões, I.P. em Budapeste foi aberto em 1998 e está integrado no Departamento de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Loránd (ELTE BTK) em Budapeste, na Hungria.
É composto por duas salas que concentram espaço para aulas, impressora, fotocopiadora, visualização de filmes, acesso à Internet e onde se encontra a Biblioteca/Mediateca. Esta última está à disposição de todas as pessoas que se interessem pela língua e cultura portuguesas. O CLP do Camões, I.P. em Budapeste tem por objetivo oferecer aos professores, aos estudantes, aos investigadores e, de modo mais abrangente, a todos os que se interessam pela língua portuguesa e pelas culturas que ela veicula os recursos que lhes permitirão o aprofundamento dos conhecimentos nesta área e a participação nas mais diversas atividades culturais ligadas à Lusofonia. O CLP apoiará atividades de promoção, ensino e aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesas, através das seguintes formas: - Disponibilização de materiais de consulta (livros, revistas e publicações, material informático e instrumentos multimédia de aprendizagem da Língua e Cultura portuguesas); - Apoio a docentes, estudantes, bolseiros e investigadores na área de Língua e Cultura Portuguesas, que procurem informação, materiais e apoio na preparação da sua atividade letiva; - Dinamização de ações e apoio a programas de promoção e divulgação da Língua e Cultura Portuguesas no âmbito do panorama cultural húngaro. Para além das atividades específicas de ensino, formação e apoio à investigação impulsionadas pelo Camões, I.P., de acordo com as linhas políticas por ele privilegiadas (cursos de e-learning, cursos de verão, atribuição de bolsas de estudo, de aperfeiçoamento profissional e de investigação) o CLP desenvolverá um conjunto de atividades, apresentadas para aprovação anualmente sob a forma de Plano Anual de Atividades (em novembro de cada ano) que inclui uma previsão orçamental. Uma das preocupações na programação/gestão cultural do CLP será facilitar contactos e apoiar presenças portuguesas nas principais manifestações culturais da Hungria, nomeadamente: promovendo o diálogo entre programadores culturais húngaros e portugueses, dando apoio financeiro e divulgando a presença de convidados portugueses, nas mais diversas áreas da cultura: dança, teatro, música, literatura, artes visuais, cinema, entre outras. O CLP de Budapeste funciona também como centro de exames do CAPLE (Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira) em duas épocas por ano (maio e novembro). |
Equipa do Camões, I.P. na Hungria

João Miguel Henriques
Leitor do Camões, I.P. em Budapeste, diretor do Centro de Língua Portuguesa, coordenador dos bolseiros Fernão Mendes Pinto e dos exames CAPLE na Hungria, representante do Camões, I.P. no grupo de trabalho/cluster EUNIC-Hungria, corresponsável pela ação cultural desenvolvida pela Embaixada de Portugal em Budapeste.
Leitor do Camões, I.P. em Budapeste, diretor do Centro de Língua Portuguesa, coordenador dos bolseiros Fernão Mendes Pinto e dos exames CAPLE na Hungria, representante do Camões, I.P. no grupo de trabalho/cluster EUNIC-Hungria, corresponsável pela ação cultural desenvolvida pela Embaixada de Portugal em Budapeste.
O Camões, I.P. na Hungria
A missão do Camões, I.P.
A história do Instituto Camões
«30 de janeiro - É publicado em Diário da República o decreto-lei n.º 21/2012, que procede à fusão do Instituto Camões com o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, dando origem ao Camões — Instituto da Cooperação e da Língua.»